Entrevista a Jovens sobre a Utilização Social dos Media Digitais
Objectivo: Identificar as marcas identitárias da adolescência em sites sociais de jovens.
Nesta actividade constituímos grupos e elaborámos, em conjunto, um guião de entrevista sobre a utilização social dos media digitais (msn, blogues, redes sociais, etc.), no qual explorámos a perspectiva dos jovens sobre as grandes questões que habitualmente se colocam sobre esta utilização.
Entrevistámos 4 jovens e analisámos e interpretámos os conteúdos das entrevistas através da apresentação de um texto cuja conclusão é a seguinte:
- Importância da sensibilização das camadas mais jovens para os perigos da Internet e ensinar como, independentemente dos benefícios da internet, esta deve ser utilizada com precauções.
- Constatação de que os pais e os professores não estão muito alerta para os perigos da internet, nem como vigiar ou bloquear o acesso dos filhos a certos websites, nem para a realidade dos adolescentes receberem convites por parte de desconhecidos nas redes sociais utilizadas pelos jovens.
- Visão dos adultos e dos adolescentes relativamente à importância da actividade online: os adultos têm uma visão negativa sobre o que os adolescentes fazem online, considerando que não é produtiva, que é perigosa e não passa de uma distracção. Por outro lado, os adolescentes dão valor à actividade social online e sentem-se altamente motivados para participarem.
- Desenvolvimento de conhecimentos técnicos e sociais dos adolescentes ao navegarem em mundos complexos, dinâmicos e de socialização online permanente e pública, que envolve conhecimentos de gestão de redes elaboradas de amigos e conhecidos.
Embora os adolescentes não estejam a tirar partido de todas as oportunidades de aprendizagem na Internet, menos populares no seu círculo de amigos e conhecidos online, mas também são altamente motivados pela aprendizagem com os seus pares, partilhando conhecimentos, experiências, interacção e feedback.
É uma realidade que a forma como os adolescentes utilizam a Internet está a transformar os processos de aprendizagem de um modo que a maior parte dos adultos, muitos ligados ao ensino e ao sistema educativo, não percebem. Mas também os media digitais e o desenvolvimento dos conhecimentos sociais e técnicos representam uma oportunidade que deve ser aproveitada pelo sistema educativo.
terça-feira, 18 de maio de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário