terça-feira, 18 de maio de 2010
Actividade 3 - Media Digitais e Construção da Identidade Social
Actividades Sociais e Desenvolvimento da Identidade nos Jovens
Objectivo: Reconhecer a influência dos media digitais na construção da identidade social dos jovens.
Nesta actividade constituímos grupos de trabalho, procedemos à leitura e elaboração de uma síntese do texto 6 - Yardi, S. (2008). Whispers in the Classroom. In Digital Youth, Inovation, and the Unexpected: 143-164., com base nos seguintes aspectos:
◦apresentação do estudo;
◦objectivos do mesmo;
◦principais resultados e
◦principais conclusões;
e posteriormente procedemos à respectiva apresentação e discussão pelos grupos.
O resumo do nosso grupo pode ser consultado em: http://www.smf.pt/vanda/site_mds/
Neste texto a autora apresenta-nos um estudo acerca de um novo meio de comunicação: a sala de Chat online cuja rentabilização pode, na sua perspectiva, melhorar a aprendizagem na sala de aula. Este estudo pretende mostrar-nos a forma como os jovens tiram partido do seu entusiasmo e familiaridade e utilizam este novo meio de comunicação, assim como a forma como esta tecnologia é utilizada para interacções online. Nesse sentido, a autora dá-nos a indicação que os alunos podem aprender uns com os outros através de partilha de conhecimento colaborativo e que em simultâneo os professores podem beneficiar da utilização dessa ferramenta pelos alunos no sentido de compreenderem melhor a forma como os estudantes aprendem e o que mais lhes interessa aprender.
As salas de chat, segundo o testemunho de um jovem estudante universitário facilitam a comunicação na medida em que não estando tão expostos o receio de errar será muito menor, experimentando assim novas formas de abordar os assuntos, melhorando inclusivé, as relações pessoais com base em diálogos simples. No decorrer das pesquisas efectuadas verificou-se que as salas de chat podem alterar o modo como estudantes e professores criam e divulgam as suas ideias, o seu conhecimento e a interpretação que fazem das coisas.
Sintese_Texto_6
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário