terça-feira, 6 de julho de 2010

Reflexão final



Finalmente chegou a hora da reflexão final. Foi uma aventura este percurso: desde a primeira semana em que me convenci que não conseguiria fazer o dito percurso! Hoje, e aqui estou eu agora, pois afinal estava enganada e ainda bem, quero agradecer aos professores e aos colegas que partilharam comigo esta aventura, especialmente os que comigo formaram grupo.
A todos os outros colegas não quero deixar de agradecer, pois de uma forma ou de outra, contribuiram de uma forma activa para o meu conhecimento.
Reflectir sobre o nosso próprio percurso é uma tarefa árdua, muito árdua! Deve ser quase como fazermos psicanálise (sim, porque nunca fiz) em que temos que ir ao baú das nossas recordações, neste caso, recentes! Quando me pergunto sobre as dificuldades sentidas, penso que talvez no ínicio da primeira actividade as senti; quando tivemos que formar grupos cujas pessoas nós não conhecíamos. O facto de ser também um tipo de ensino muito novo para mim, pois nunca tinha feito qualquer formação on-line. Todavia, as pessoas que se foram cruzando comigo e com as quais criei empatia desde o ínicio mantiveram-se até ao final da unidade no meu grupo e inclusivé noutras unidades. Os aspectos positivos são nitidamente superiores aos negativos e ainda hoje não conheço pessoalmente as pessoas com quem trabalhei, mas seguramente que estas irão marcar a minha vida para sempre e dificilmente deixarão de fazer parte dela.
Se alguém tiver dúvidas que "on-line" não se criam laços desengane-se! Somos pessoas que estamos por detrás das máquinas: que riem, que choram, que se emocionam, que brincam, que partilham as suas vidas sem se conhecerem e que criam laços demasiado fortes.

Sem comentários:

Enviar um comentário