Entrevista a Jovens sobre a Utilização Social dos Media Digitais
Objectivo: Identificar as marcas identitárias da adolescência em sites sociais de jovens.
Nesta actividade constituímos grupos e elaborámos, em conjunto, um guião de entrevista sobre a utilização social dos media digitais (msn, blogues, redes sociais, etc.), no qual explorámos a perspectiva dos jovens sobre as grandes questões que habitualmente se colocam sobre esta utilização.
Entrevistámos 4 jovens e analisámos e interpretámos os conteúdos das entrevistas através da apresentação de um texto cuja conclusão é a seguinte:
- Importância da sensibilização das camadas mais jovens para os perigos da Internet e ensinar como, independentemente dos benefícios da internet, esta deve ser utilizada com precauções.
- Constatação de que os pais e os professores não estão muito alerta para os perigos da internet, nem como vigiar ou bloquear o acesso dos filhos a certos websites, nem para a realidade dos adolescentes receberem convites por parte de desconhecidos nas redes sociais utilizadas pelos jovens.
- Visão dos adultos e dos adolescentes relativamente à importância da actividade online: os adultos têm uma visão negativa sobre o que os adolescentes fazem online, considerando que não é produtiva, que é perigosa e não passa de uma distracção. Por outro lado, os adolescentes dão valor à actividade social online e sentem-se altamente motivados para participarem.
- Desenvolvimento de conhecimentos técnicos e sociais dos adolescentes ao navegarem em mundos complexos, dinâmicos e de socialização online permanente e pública, que envolve conhecimentos de gestão de redes elaboradas de amigos e conhecidos.
Embora os adolescentes não estejam a tirar partido de todas as oportunidades de aprendizagem na Internet, menos populares no seu círculo de amigos e conhecidos online, mas também são altamente motivados pela aprendizagem com os seus pares, partilhando conhecimentos, experiências, interacção e feedback.
É uma realidade que a forma como os adolescentes utilizam a Internet está a transformar os processos de aprendizagem de um modo que a maior parte dos adultos, muitos ligados ao ensino e ao sistema educativo, não percebem. Mas também os media digitais e o desenvolvimento dos conhecimentos sociais e técnicos representam uma oportunidade que deve ser aproveitada pelo sistema educativo.
terça-feira, 18 de maio de 2010
Actividade 4 - Utilização Social dos Media Digitais: a perspectiva dos jovens
Entrevista a Jovens sobre a Utilização Social dos Media Digitais
Objectivo: Identificar as marcas identitárias da adolescência em sites sociais de jovens.
Nesta actividade analisámos e interpretámos a perspectiva juvenil acerca da utilização social dos media digitais. Para isso constituímos grupos de trabalho.
Elaborámos, em conjunto, um guião de entrevista sobre a utilização social dos media digitais (msn, blogues, redes sociais, etc.), procurando explorar a perspectiva dos jovens sobre.
Seguidamente, às entrevistas analisámos e interpretámos os respectivos conteúdos.
Por último colocámos no Fórum A4 o respectivo trabalho de grupo, tendo-se procedido seguidamente à discussão conjunta das análises realizadas.
Grupo Hip-Hop
Estas entrevistas foram um mero orientador para a informação que pretendemos recolher. O principal objectivo desta actividade foi conhecer a perspectiva dos jovens, realçando porém, que a amostra não é muito extensa.
A apresentação do nosso trabalho:
A nossa análise da entrevista:
Trabalho Grupo Hip
Actividade 3 - Comentário pessoal
Esta actividade foi bastante interessante, tanto pelo trabalho desenvolvido ao nível do grupo e depois da discussão conjunta. É interessante reflectir sobre a utilização que os jovens fazem das novas tecnologias fora do contexto formal de aprendizagem.
Levantar questões e procurar dar respostas foi esse o nosso grande objectivo nesta actividade. Pelo menos, reflectir sobre estas problemática é essencial.
Levantar questões e procurar dar respostas foi esse o nosso grande objectivo nesta actividade. Pelo menos, reflectir sobre estas problemática é essencial.
Actividade 3 - Media Digitais e Construção da Identidade Social
Actividades Sociais e Desenvolvimento da Identidade nos Jovens
Objectivo: Reconhecer a influência dos media digitais na construção da identidade social dos jovens.
Nesta actividade constituímos grupos de trabalho, procedemos à leitura e elaboração de uma síntese do texto 6 - Yardi, S. (2008). Whispers in the Classroom. In Digital Youth, Inovation, and the Unexpected: 143-164., com base nos seguintes aspectos:
◦apresentação do estudo;
◦objectivos do mesmo;
◦principais resultados e
◦principais conclusões;
e posteriormente procedemos à respectiva apresentação e discussão pelos grupos.
O resumo do nosso grupo pode ser consultado em: http://www.smf.pt/vanda/site_mds/
Neste texto a autora apresenta-nos um estudo acerca de um novo meio de comunicação: a sala de Chat online cuja rentabilização pode, na sua perspectiva, melhorar a aprendizagem na sala de aula. Este estudo pretende mostrar-nos a forma como os jovens tiram partido do seu entusiasmo e familiaridade e utilizam este novo meio de comunicação, assim como a forma como esta tecnologia é utilizada para interacções online. Nesse sentido, a autora dá-nos a indicação que os alunos podem aprender uns com os outros através de partilha de conhecimento colaborativo e que em simultâneo os professores podem beneficiar da utilização dessa ferramenta pelos alunos no sentido de compreenderem melhor a forma como os estudantes aprendem e o que mais lhes interessa aprender.
As salas de chat, segundo o testemunho de um jovem estudante universitário facilitam a comunicação na medida em que não estando tão expostos o receio de errar será muito menor, experimentando assim novas formas de abordar os assuntos, melhorando inclusivé, as relações pessoais com base em diálogos simples. No decorrer das pesquisas efectuadas verificou-se que as salas de chat podem alterar o modo como estudantes e professores criam e divulgam as suas ideias, o seu conhecimento e a interpretação que fazem das coisas.
Sintese_Texto_6
quarta-feira, 5 de maio de 2010
Construção de Glossário
CULTURA DIGITAL - TERMINOLOGIA
Objectivo: Definir conceitos e termos utilizados na cultura digital.
Nesta actividade devemos addquirir competência no uso da terminologia e dos conceitos associados à cultura dos nativos digitais.
Os termos que devo definir são:
- Facebook,
- Feedback Loop,
- Friends
Porque os conceitos devem estar o mais resumidamente possível, mas de forma que se compreenda foram as seguintes as minhas definições:
Facebook - Rede social em que os utilizadores criam perfis com fotos e listas de interesses pessoais e podem trocar mensagens privadas ou públicas com os participantes de grupos de amigos.
Feedback Loop - Ciclo de informações
Por exemplo: comentar uma notícia, escrever no blogue sobre a notícia ou reencaminhar para os amigos.
Friends - "Amigos"
Nesta última definição decidi defini-la apenas desta forma, até porque já havia no glossário uma definição de friends demasiado exaustiva.
Subscrever:
Mensagens (Atom)