segunda-feira, 5 de abril de 2010

Actividade 1 - Perfil do Estudante Digital

O objectivo desta primeira actividade foi identificar e discutir as características atribuídas ao estudante digital.


O que fizemos?


1º) Constituímos grupos de trabalho

2º) Lemos e analisámos os textos disponibilizados pela Professora;
3º) Elaborámos o perfil do estudante digital, em Powerpoint;
4º) Apresentámos o trabalho no Fórum A1 (dia 17 de Março);
Perfil Es..
5º) Discutimos no Fórum os trabalhos apresentados (entre os dias 18 e 28 de Março).


Quem tem a função de ensinar/instruir é hoje colocado perante novos desafios e perante o novo o papel do professor. Actualmente, existe um abismo entre os conteúdos, formação inicial dos professores e as necessidades dos alunos. Se considerarmos que os nossos alunos são os nativos e os professores os imigrantes estamos perante algumas dificuldades. Motivar os professores para a utilização das novas tecnologias também não é uma tarefa fácil: o mais difícil de mudar são mesmo as mentalidades, e essas não se alteram por decreto.

Imaginando o cenário ideal em que o tão proclamado Plano Tecnológico está implementado nas nossas escolas e que houve a preocupação em formar os professores, e que os professores não oferecem resistência á utilização das novas tecnologias no processo ensino/aprendizagem, verificamos que os educadores estão conscientes de que quando utilizam as novas tecnologias na educação: despertam a curiosidade, aumentam a criatividade, principalmente nos casos de utilização no auxílio á aprendizagem de crianças deficientes, possuem uma ferramenta poderosa como auxílio na aprendizagem, como por exemplo a utilização de softwares educacionais (multimedia).

Se os jovens estarão melhor preparados? Provavelmente sim, embora seja difícil saber até que ponto; porém e porque sabemos que a educação é importante em função dos políticos que ocupam o governo em determinado período, não temos a certeza se a educação passará a ser uma prioridade. Sim, porque tenho plena convicção que tudo gira em torno da educação, inclusive as alterações tecnológicas são sempre transversais à educação, à política, à economia.


A única certeza é que uma democracia depende de pessoas capazes de pensar por si próprias. Como disse Nelson Mandela "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. "

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